sábado, 26 de junho de 2010

Miosótis - flores de fundo

 Na postagem "Frutas redondas - cereja", eu falei sobre luz, meio tom e sombra. Mas nem sempre pintamos nessa ordem. Por exemplo, para fazer aquelas manchas com florzinhas que dão um toque tão delicado às pinturas, a gente começa fazendo a sombra, o lugar onde haverá mais destaque das florzinhas. Depois a  gente faz o meio tom nas bordas dessa mancha, estendendo-o na direção que desejarmos ,para dar ideia de distância em relação à região mais escura da mancha. A luz são as próprias florzinhas.

Sombra (azul cobalto + púrpura)



Os miosótis têm cinco pétalas, mas normalmente eu faço só quatro. Aqui vou fazer cinco. Eu faço uma flor principal. Observe a colocação das pétalas, pintadas de fora para dentro.



Para pintar flores, eu costumo imaginar os gomos da parte interna de um guarda-chuva aberto. Assim eu consigo visualizar a posição das pétalas para que elas se encontrem no miolo da flor.



Com o pincel ainda sujo de branco, eu vou ao azul e ao púrpura e pinto as flores nas bordas, menores e  mais juntinhas, só insinuando a sua forma. Lavo o pincel sempre que precisar fazer as flores mais destacadas, só com o branco.





Para finalizar, faço o miolinho das flores. Neste estudo usei amarelo ouro para luz e fiz a sombra com  a cor caramelo. Não só a posição das pétalas, mas a luz do miolinho aponta para onde a flor está "olhando". Assim a gente sabe onde colocar a luz e a sombra do miolinho. ;)

 Obs.: No  marcador "Maçã vermelha" há outra técnica para se pintar flores de fundo.

3 comentários:

  1. não gostei, ela só mostra a ilustração, não a pintora fazendo a pintura,não diz que pincéis devemos usar, enfim deixou a desejar, não aprendi nada.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Suponho que ao dizer "ela só mostra a ilustração, não a pintora fazendo a pintura", você quer dizer que falta alguma referência de perspectiva, para se ter uma idéia do tamanho da mancha e das flores, estou certa?
    A resposta para sua queixa é que, nas três postagens do marcador "Como pintar", não era importante mostrar o tamanho dos objetos a serem pintados. São exercícios que podem ser realizados com qualquer tamanho de pincel. Pincéis grandes para áreas grandes (em geral uso 14, 12 ou 10) e pincéis pequenos para detalhes (4 ou 2) todos da tigre, ref. 815 (os de cabo amarelo). Mas pode-se usar pincéis maiores, depende do tamanho da mancha e do tamanho das flores que você deseja fazer.

    Espero ter esclarecido a dúvida, não só para você, mas para futuros visitantes.

    "deixou a desejar, não aprendi nada". Respeito sua opinião.

    Agradeço seu comentário. Críticas construtivas são sempre bem-vindas.

    ResponderExcluir
  3. me ajudou bastante,explicou de forma simples e objetiva muito obrigado!!!

    ResponderExcluir