Pintura em tecido - erros e acertos

Eu gosto de ter um pedaço de pano para fazer testes, como este, de tecido para panos de prato.

 Imagens ampliadas do pano

 Maçã vermelha (Risco meu)

Maçã verde (O risco é meu)

Legumes (Risco de: Revista Bia Moreira, Ano III, Nº 26, 2000)

Vaso transparente (Risco de: Bia Moreira, Magia de pintura sobre tecidos, Vol. 2, 1996)


Vaso azul  ( O risco é meu)
 

Cesta de flores (O risco é meu)

Vidro de pimenta (Ainda não achei a referência deste risco. Ou é da Bia Moreira, ou da Editora On Line, assim que achar eu faço a referência).

Mamão ( O risco é da Bia Moreira, a pintura falhada é minha...)
Quando pintei este mamão, tinha pouca tinta no prato, já meio seca. Não diluí o suficiente, então, quando pintei, não consegui mesclar os claros e escuros. A tinta ficou grossa no tecido. As bordas ficaram borradas.

O que aprendi com estes exercícios: Pincéis de pelo de porco (os de cabo amarelo), lixados, são muito melhores para trabalhar do que os não lixados. Se demorar para pintar, é bom cuidar para que a tinta que está no prato não seque. Se ficar grossa, é preciso diluir ou pegar tinta fresca do pote. Ao pegar tinta do prato, deixar só um lado do pincel com tinta, como mostram as fotos abaixo.

Molhando o pincel na tinta

Apertando o pincel no prato, para tirar a tinta de um dos lados

Pincel com tinta só do lado de cima. O lado de baixo, que fica voltado para o tecido, sem tinta. Já fiz uma porção de borrões e traço largos, difíceis de mesclar, principalmente nos detalhes, como cortes de pétalas e  talos de flores, porque esqueci de apertar o pincel no prato. Já estraguei muita pintura por causa disso.
.
Sexta-feira, 24 de agosto de 2012.
A amiga do artesvianna.blogspot.com.br sugeriu nos comentários que se coloque detergente sobre a tinta, quando acidentalmente manchamos o tecido. Esta foi uma ótima dica. Testei e funcionou em 99% dos casos. E este 1%, como fica? Bom, em primeiro lugar, eu manchei o tecido de algodão (desses usados para panos de copa e panos de prato). A maioria das cores sai com facilidade (levante o tecido da tábua e passe o detergente com cotonete no lado direito e avesso do tecido), mas o azul turquesa não é uma delas. Não sei o motivo, talvez o tipo de pigmento usado na fabricação da tinta... não sei.
Outra situação aconteceu quando estava pintando uma fronha. Fiz um dedo a mais na mãozinha do mascote do Coritiba. Passei o detergente sobre a cor cerâmica. A tinta ainda estava úmida.. Vejam a foto. Aparece a mancha de umidade onde usei o detergente. Essa mancha sumiu quando o tecido secou, mas não consegui me livrar do sexto dedinho, nem da manchinha bem clara que a cor cerâmica deixou.
.
O jeito foi improvisar. Como vocês podem ver, disfarcei a mancha com fitas e confetes.
 .
Conclusão: Usar detergente funciona, mas nem sempre. Às vezes nem precisa detergente, somente água resolve. Às vezes não se resolve nem com água e nem com detergente. Algumas cores têm pigmentação mais forte que outras e o tipo de tecido também influencia na fixação da tinta.
 .

45 comentários:

  1. sou jane,tudo bem?muito bom as suas dicas,eu tbem ja estraguei muito tecidos tbem..bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprendi com minha professora de artesanato e já usei e deu certo, que Pinho Sol - o legítimo - líquido verde, só serve este e os genéricos não funcionam,tira a tinta toda. A pintura tem que estar seca e pode até tirar tinta de camisetas compradas prontas. Já fiz o teste. Coloque o líquido puro num prato raso e coloque o tecido, espere um pouco para amolecer e passe o dedo para ver se está saindo. Em seguida lave o tecido. . É preferível tirar tudo, para evitar borrão. Mas, faça o teste primeiro em outro tecido e comprove. Meu email - izacanellas@hotmail.com. Grata. Iza.

      Excluir
  2. Olá, Jane
    Desculpe não ter respondido seu comentário antes. Na verdade, não foi falta de atenção, é que eu não sabia mesmo como postar comentários...rsrs... Sou uma blogueria inciante, estou aprendendo aos poucos.
    Legal que você gostou das dicas. Fico contente.

    Beijos para você também. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi,estou tbm iniciando na pintura em tecidos,estragar..........muitas vezes ja aconteceu comigo,suas dicas é muito bacana,obrigada por seus passos -a-passos como margaridas e muitos outros,fiz seguindo vc,bjs vou te seguir tbm

      Excluir
  3. Hello Nancy,
    Am Jayashree Venkat from India.Saw your pear paint in youtube and visiting your Blog from there.Lovely start,you made me feel at home with painting lessons.Brazil works have facinated me and my Okut is full of friends who are sharing their works.Please add a feed to your Blog so that updates reach me on Time.All the Best,Take Care,GOD BE WITH YOU.

    ResponderExcluir
  4. Hi, Jayasheree. For receive updated posts from my blog, you just need add your profile at the widget "Seguidores" (followers), Ok? :)
    I don´t know yet how to add a feed to my blog. Please, give me some time. I will ask a little help to my family. :)
    Thanks for your visit and God bless you too.

    ResponderExcluir
  5. gostaria de umas dicas de como fazer akelas batidinhas e rabiskinhos sem exagerar e sem matar a pintura bj

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Dicas:

    Dilua a tinta adequadamente para o tecido que você deseja pintar.

    As batidinhas não dependem de velocidade, quer dizer, não é fazendo mais rápido que você consegue o efeito de grama ou de folhas de árvore, por exemplo, é a pressionando o pincel com mais ou menos força contra o tecido. Algumas pessoas fazem rápido porque têm prática.

    Não faça as batidinhas muitas vezes no mesmo lugar, umas sobre as outras. São as manchinhas irregulares que fazem a pintura.

    Veja o vídeo no YouTube: How to paint grass wet on wet. Não é possível fazer link na caixa de comentário, mas o endereço é:

    http://www.youtube.com/watch?v=X0yHkE4bbMs

    Está em inglês e é sobre pintura em tela, mas observe os movimentos e a pressão do pincel. É a mesma coisa para pintura em tecido.

    Vídeos legais em português:

    Bia Moreira: Movimento de música pobre

    http://www.youtube.com/watch?v=_XP7lnjRFoQ

    Bia Moreira: Movimento de música rica

    http://www.youtube.com/watch?v=qofVwNE2--U&feature=related

    Para os risquinhos (arabescos), vale a mesma observação: diluição da tinta e pressão adequada sobre o tecido. O movimento é o mesmo do "aviãozinho", ensinado pela Bia Moreira, só que com pincel redondo.

    Endereço do vídeo:

    http://www.youtube.com/watch?v=ELChmTPJVjA

    Espero ter ajudado. :)

    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Adorei mais ainda nao deu para eu ver tudo mais já coloquei como predileto .Obrigada Elizabeth

    ResponderExcluir
  8. Oi, Betinha

    Seja bem-vinda e espero que o blog seja útil. :D

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nanci, parece o meu início tb! e também sou fã da Bia Moreira, costumo dizer que ela não sabe mas foi minha professora!Você tem progredido muito!Recomendo seu blog às minhas alunas; que observem seu modo de pintar, vc é muito boa pintora.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Edna

    Obrigada pelo carinho. Também sou fã da Bia Moreira. Não a conheço pessoalmente, mas acredito que seja uma pessoa muito especial, muito generosa ao repassar sua experiência com pintura em tecido e em tela.

    Obrigada pela visita e espero que o meu blog ajude suas alunas.

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  11. adorei suas dicas estou a muito tenpo sem pintar mas estou voutando por isso estou gostando muito de suas dicas .beijos e vou te visitar sempre meu nome e laura .beijos

    ResponderExcluir
  12. ola Nanci
    Amei seu blog e opouco que vi e li hoje ja deu para aprender muito. Vou ler tudo com calma e repassar para as meninas doprojeto onde sou aluna e voluntaria.
    Obrigada por sua generosidade.
    Um abraço
    Magda (blog- maosdadasbh.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  13. olá Nanci, adoro ver seus testes no tecido, além de ocê ter um talento especial,você ensina com amor!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  14. Olá acabei de pintar uma camiseta branca e pingou tinta do lado , o que faço pra tirar essa mancha? Obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Não sei se existe alguma forma de tirar completamente uma mancha indesejada no tecido. Nunca consegui. O que já fiz, quando caiu um pinguinho de tinta, foi estender a pintura para encobri-lo, ou fazer sobre ele, ainda com o tecido molhado, uma flor, uma borboleta, uma abelhinha... enfim, algo para disfarçar a manchinha.

    ResponderExcluir
  16. é só pingar um pouco de detergente em cima da mancha quando for lavar ela sai.fiz e deu certo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que de certo,faça um teste faça uma mancha com a tinta de tecido pingue detergente em cima depois lave.

      Excluir
  17. Olá, amiga do Artesvianna

    Obrigada pela dica.

    Vou testar e depois posto aqui o resultado, está bem? :)

    Nanci

    ResponderExcluir
  18. Eu tb sou uma aluna do blog da nanci-paranoemi, ja tenho me desenvolvido muito , ela tem carisma para ensinar,que Deus abençoi sempre seu trabalho

    ResponderExcluir
  19. olá,mi chamo verônica sou de s.joâo da varjota_pi,comesei pintar a cinco anos,más depois parei e agora lhe descobre com dicas maravilhosas de pintura,procurei em muitos blogs de pintura ,más encontrei aqui o que eu queria.obrigada, fiqui com deus......

    ResponderExcluir
  20. amei seu blog...ja estou te seguindo
    visita o meu flor...claro que não é tão lindo quanto o seu, mais um dia chego la....
    nathcroche.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. É só passa acetona que sai a mancha de tinta no tecido, e depois lava com água e sabão. Comigo sempre dá certo.

    ResponderExcluir
  22. parabens , pelas dicas , elas são bem importantes. Mas eu gostaria de saber sobre o lado avesso do tecido que foi pintado, existe algo para fazer o seu embelezamento, fica muito feio cheio de manchas.

    ResponderExcluir
  23. parabens , pelas dicas , elas são bem importantes. Mas eu gostaria de saber sobre o lado avesso do tecido que foi pintado, existe algo para fazer o seu embelezamento, fica muito feio cheio de manchas.

    ResponderExcluir
  24. Olá, Nadja.

    As manchas aparecem quando você dilui a tinta mais do que o necessário.
    Se você deixar a tinta menos diluída, mais ou menos na consistência de iogurte, no avesso aparecerá a sombra da pintura, mas não manchas.
    Faça testes de diluição da tinta em um paninho de rascunho e você encontrará a consistência ideal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, mas e agora que pintei e o avesso está todo feio. Tem alguma coisa que se faça para tirar? Se não, perdi totalmente o trabalho?

      Excluir
  25. olá,
    muito boa as dicas.
    Pode tirar uma duvida?
    os panos que pinto estão desbotando já na primeira lavagem, existe algum produto que posso usar pra fixar melhor a tinta?

    ResponderExcluir
  26. olá,
    muito boa as dicas.
    Pode tirar uma duvida?
    os panos que pinto estão desbotando já na primeira lavagem, existe algum produto que posso usar pra fixar melhor a tinta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa.
      Não sei por que sua pintura está desbotando.
      Meus panos eu coloco até de molho com água sanitária e ainda assim demoram para desbotar.
      Com o tempo o pano estraga, mas a pintura não.
      Talvez tenha algum problema com a tinta que você está usando.
      Mas eu já pintei até com tinta com prazo de validade vencido e meus panos não desbotaram.
      Não sei como te ajudar.

      Excluir
    2. Olá, Vanessa.
      Não sei por que sua pintura está desbotando.
      Meus panos eu coloco até de molho com água sanitária e ainda assim demoram para desbotar.
      Com o tempo o pano estraga, mas a pintura não.
      Talvez tenha algum problema com a tinta que você está usando.
      Mas eu já pintei até com tinta com prazo de validade vencido e meus panos não desbotaram.
      Não sei como te ajudar.

      Excluir
  27. Vanessa, me ocorreu que talvez você não esteja diluindo a tinta corretamente. Ela tem que penetrar nas tramas do tecido. Se você estiver pintando só na superfície, então acho que a tinta não adere.
    Faça um teste verificado se a tinta está penetrando no tecido.

    ResponderExcluir
  28. Vanessa, me ocorreu que talvez você não esteja diluindo a tinta corretamente. Ela tem que penetrar nas tramas do tecido. Se você estiver pintando só na superfície, então acho que a tinta não adere.
    Faça um teste verificado se a tinta está penetrando no tecido.

    ResponderExcluir
  29. Fiz uma pintura em tecido,em uma fralda mas ao dobrar a pintura colou no tecido e ficou marcado do desenho na parte de baixo da fralda,ha tentei tirar de várias formas apagou um pouco.O desenho que fiz foi o nome davi Luiz,gostaria de uma dica que desenho poderia fazer em baixo para disfarçar?

    ResponderExcluir
  30. Fiz uma pintura em tecido,em uma fralda mas ao dobrar a pintura colou no tecido e ficou marcado do desenho na parte de baixo da fralda,ha tentei tirar de várias formas apagou um pouco.O desenho que fiz foi o nome davi Luiz,gostaria de uma dica que desenho poderia fazer em baixo para disfarçar?o desenho fiz na parte superior da fralda no início e a marca ficou ja no final sa fralda.

    ResponderExcluir
  31. Olá,
    Não sei se entendi. Sem ver a fralda fica difícil. Não sei se pintar em cima resolve. Depende do tamanho da mancha e do quanto marcou.
    Uma possível solução é pintar algum motivo infantil sobre um tecido leve, como cambraia, e fazer uma aplicação sobre a mancha.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  32. Olá bom dia! Tenho um sofá beje claro e tem um desenho com linhas negras. Ele foi lavado e a linha manchou o tecido. Minha pergunta é..
    Tenho como pintar a parte manchada do tecido?

    ResponderExcluir
  33. Olá, 100 sujeira
    Sinceramente, não sei o lhe dizer. Nunca consertei algo assim. Uma manchinha de tinta pode ser transformada em uma flor ou borboleta, mas uma capa de sofá manchada na lavagem, eu diria que depende do tecido e do quanto ficou manchado.
    Desculpe não poder ajudar.

    ResponderExcluir
  34. Bom dia minhas ponturas estao desbotando a alguma coisa que se passe em cima para nao perde a cor

    ResponderExcluir
  35. Estava pintando uma toalha de banho e derrubei sem querer o pincel com tinta preta fora do espaço de pintar ..na própria toalha ...agora to desesperada...como eu faço pra tirar a mancha? Alguém sabe? Socorro

    ResponderExcluir
  36. Estava pintando uma toalha de banho e derrubei sem querer o pincel com tinta preta fora do espaço de pintar ..na própria toalha ...agora to desesperada...como eu faço pra tirar a mancha? Alguém sabe? Socorro

    ResponderExcluir
  37. Se eu fizer pintura em tecido que já foi usado da certo

    ResponderExcluir
  38. O meu é uma pergumta queria uma foto do averso do trabalho de vcs pra eu ver como fica alguem manda ima foto pro meu zap 7798102-6775 desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  39. Tb uso pinho sol legitimo para tirar as manchinhas indesejadas nos tecidos brancos.
    Como faço pra tirar marcar de pinceladas que ficaram na pintura de um fundo do desenho?

    ResponderExcluir